A eficácia da TV como complemento de outras mídias

Contamos-lhe tudo sobre a eficácia da TV como complemento de outros meios de comunicação (outdoors, imprensa, rádio…). O SNPTV, juntamente com a Ekimetrics, divulgou um novo estudo sobre os resultados da TV como complemento a outras mídias. Então, a televisão é um meio complementar eficaz?

A Ekimetrics é líder europeia em ciência de dados com +240 cientistas de dados e +1000 projetos desde 2006.

Criado em 1989, o Syndicat National de la Publicité Télévisée (SNPTV) reúne agências de publicidade audiovisual e coordena trabalhos voltados para o desenvolvimento e promoção de meios publicitários audiovisuais. O Syndicat National tem 8 membros: TF1 Pub, M6 Publicité, France Télévisions Publicité, Canal+ Brand Solutions, Next Media Solutions, Amaury Media, beIN Régie e Viacom International Media Networks.

Estes últimos meses de crise sanitária mostraram o lugar essencial que a televisão ocupou e continua a desempenhar na vida quotidiana dos franceses. Mostramos a você que a TV continua sendo o meio de referência para os franceses.

Passamos agora à análise dos resultados deste estudo focando em mais de 10 setores com foco em 5 setores específicos: Automotivo, FMCG (Fast Moving Consumer Goods), Cosméticos Premium, Operadoras de Telecomunicações e Varejo.

O ROI da TV está aumentando
Em primeiro lugar, o que é ROI? É uma comparação entre lucros e capital investido. Quanto maior o índice, mais rentável é o investimento. O cálculo do ROI é utilizado pelos investidores para decidir sobre os projetos mais atrativos e também serve como ferramenta de marketing.

E o que são contribuições? Eles representam a porcentagem de vendas incrementais geradas por alavancas de marketing de mídia.

TV ainda lidera em contribuição:

Em 2020, apesar de um ano um tanto complexo, a TV ainda é dominante como sempre em termos de ROI/Contribuição de vendas/Parcela de investimento com:

ROI total aumentado: para 5,6 vs 5,2 (estudo #ROITV2)
contribuições ainda muito à frente de outras mídias: em 40% (vs 44%, estudo #ROITV2)
Que porcentagens da mídia devem ser retidas?
A TV oferece até +23% de eficácia nas vendas de outras mídias.

Mais especificamente, analisamos os ganhos de eficiência em outras mídias quando a TV entra em ação:

A pesquisa atinge +23%.
Rádio (+20%) e display (+17%) são as alavancas que mais se beneficiam da TV
No entanto, VOL está no meio com +15%, acompanhado por OOH
ROI na França é o mais alto da Europa
O ROI francês é maior do que o do Reino Unido e da Espanha.

Para concluir: os números para lembrar
No geral, os dados a serem lembrados são:

40% das vendas pela TV entre todas as mídias
ROI de 5,6 por 1€ investido
+15% de eficácia média nas vendas de outras mídias
Ponto de saturação mais alto
ROI na França aumentou +20% vs Reino Unido, Espanha, Itália e Alemanha

Este novo estudo #ROITV3 prova mais uma vez que a televisão continua sendo o maior contribuinte para as vendas entre todas as outras mídias, tornando-se a base da eficácia.. ao escolher uma empresa de publicidade e propaganda

Solicite um orçamento para obter as especificações e taxas de um anúncio de TV.

Exemplo de anúncio bimídia TV-Facebook
Uma empresa de serviços especializada em babá e puericultura para crianças de 0 a 12 anos lançou diversas campanhas publicitárias em 2021 com o objetivo de trabalhar na divulgação da plataforma entre pais com filhos pequenos. Para isso, a marca decidiu veicular uma campanha de TV e Facebook simultaneamente para trabalhar o tráfego de sua plataforma, o número de conversões e o conhecimento da marca.

Na TV, a empresa lançou campanhas clássicas e de patrocínio . Os anúncios clássicos foram veiculados nos seguintes canais:

BFM TV
França 2
França 3
França 4
Piwi+
Teletoon+
Os anúncios de patrocínio foram produzidos nos canais BFM e RMC Story .

A semana Culture & Vous e os programas de fim de semana no BFM, bem como as noites de terça-feira no horário nobre no RMC Story foram patrocinados pela plataforma de babás. Esses programas foram escolhidos porque tiveram um bom desempenho no grupo-alvo FRDA crianças + 25 com um GRP de 238,8, ou seja, um total de 19,479 milhões de contatos.

Descubra todos os alvos de TV em detalhe .

Campanhas no Facebook foram lançadas simultaneamente para analisar o impacto das campanhas de TV nas campanhas do Facebook. Pudemos notar uma queda no custo de conversão das campanhas do Facebook durante os períodos de comunicação na TV, ou seja, -85,3% do custo de conversão em uma onda de publicidade de patrocínio em janeiro e -29,3% em uma onda de TV tradicional em Abril Maio.

Alguns resultados da campanha publicitária TV + Facebook da empresa de babysitting
A empresa de babysitting lançou uma campanha de patrocínio televisivo de 3 de janeiro de 2021 a 31 de janeiro de 2021 nos canais BFM TV e RMC Story. Esta campanha televisiva resultou num custo por aluguer bastante baixo de 3,45€. Durante um período de 4 semanas, a campanha televisiva teve como alvo o FRDA GRP menores de 25 anos com uma cobertura de 27,7% do target e o GRP CSP+ com uma cobertura de 31,9% do target.

Os dois canais Piwi+ e Télétoon+ tiveram as melhores taxas de reação (as mais altas). A França 3 também teve uma taxa de reação interessante (0,94%) em termos de GRP FRDA para menores de 15 anos.

Transmitir sua campanha de TV nos canais FranceTV .

A rede social Facebook possibilitou uma melhor taxa de conversão* na campanha, os formulários hospedados no Facebook apresentaram melhores resultados do que no site da marca diretamente.

Anúncios clássicos do Facebook em abril/maio: antes da criação da campanha de anúncios do Facebook, a empresa tinha um custo de conversão de € 6,55 e durante a campanha publicitária o custo de conversão era de € 4,63. No final da campanha, este custo era de 4,78€. Pode-se ver que a campanha reduziu o custo de conversão durante a campanha.

A publicidade de patrocínio no Facebook Ads em janeiro resultou em uma melhoria significativa no custo de conversão durante a campanha publicitária, com um custo de £ 2,74 em comparação com £ 18,60 antes da campanha e, portanto, maior por uma ampla margem.

*A taxa de conversão corresponde à porcentagem de visitantes do site de uma empresa que realizam uma ação desejada, por exemplo aqui: formulários a serem preenchidos pelos internautas.

Deixe um comentário